Base de dados:
OHS-PrimRHS
Pesquisar:
SAUDE PUBLICA/HIST []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 20   no formato [Detalhado]
página 1 de 2
ir para página        
  1 / 22
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:327 - (540)
Autor:Nunes, Everardo Duarte.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Saúde coletiva: história de uma idéia e de um conceito^ipt.
Fonte:Saúde Soc;3(2):[5-21], 1994. .
Resumo:O presente trabalho procura resgatar de forma sintética a trajetóriahistórica e conceitual da "Saúde Coletiva", evidenciando as suas raízes nos projetos preventivistas e da medicina social. Estes projetos, que se estenderam a partir dos anos 50 e que culminam com a idéia da chamada "Saúde Coletiva", apresentam aspectos que os diferenciam na apreensão do social e do coletivo. Ao tratar especificamente da idéia de uma Saúde Coletiva, o texto aponta para a sua tríplice dimensão: como corrente de pensamento, como movimento sociale como prática teórica.(AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública/hist
Medicina Social/hist
Medicina Preventiva/hist
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v3n2/02.pdf
Localização:OHS/ORH-C-04-002

  2 / 22
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:269 - (448)
Autor:Machado, Maria Helena.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Trabalhadores da saúde e sua trajetória na reforma sanitária^ipt / Health workers and the health reform
Fonte:In: Lima, Nísia Trindade; Gerschman, Silvia; Edler, Flavio Coelho.Saúde e democracia: história e perspectivas do SUS^ipt. Rio de Janeiro, Fiocruz, 2005. p.257-281.
Resumo:Analisa as relações entre os trabalhadores da saúde e a Reforma Sanitária. A partir da caracterização do SUS como um sistema nacional com foco municipal, são avaliadas as implicações do processo de municipalização para os recursos humanos, especialmente daqueles empregados pelo setor público^ipt.
Descritores:SUS (BR)
RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
REFORMA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
POLÍTICA DE SAÚDE
 SAÚDE PÚBLICA
 BRASIL

  3 / 22
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:257 - (436)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Arouca, Antonio Sérgio da Silva
Título:O Dilema preventivista: contribuição para a compreensão e crítica da medicina preventiva^ipt The Dilemma preventivist: contribution for the understanding and critic of the preventive medicine-
Fonte:Rio de Janeiro; Fiocruz; 2003. 268 p. .
Resumo:Faz a crítica aguçada à concepção liberal e individualista que dava sustentação à medicina preventiva brasileira. O autor enfoca as limitações desta e busca abrir espaços para uma nova construção teórica, invocando a abordagem histórica como caminho fundamental e colocando o campo da saúde pública no interior dos conflitos sociais. Apresenta ainda, artigos de autores convidados, notórios profissionais da saúde, que buscam comentar, discutir e relativizar, no tempo, as questões abordadas em cada capítulo da obra^ipt.
Descritores:MEDICINA PREVENTIVA
MEDICINA SOCIAL
SAÚDE PÚBLICA
BRASIL

  4 / 22
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:224 - (403)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Organización Panamericana de la Salud*.
Título:Pro salute, novi mundi; historia de la Organización Panamericana de la Salud^ies Pro salute, novi mundi: history of the Panamerican Health Organization-
Fonte:Washington; OPS; 1992. 290 p. ^bilus.
Resumo:Intenta describir la labor que ha realizado la Organización Panamericana de la Salud para cumplir su misión. En la primera parte se muestra cómo la OPS encara, mediante una acción mancomunada, los problemas regionales de salud más importantes, según lo indica su respuesta a la reciente epidemia de cólera. En la segunda se da cuenta de los progresos de la Organización a lo largo de los años. La última se centra en los programas y las prioridades especiales^ipt.
Descritores:SAUDE PUBLICA
ORGANIZAÇAO PAN-AMERICANA DA SAUDE
AMÉRICAS
 CONTROLE DE DOENÇAS TRANSMISSIVEIS
 POLITICA DE SAUDE
Meio Eletrônico:http://www.paho.org/Spanish/DBI/ES/pro-salute.htm
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-02 - 021

  5 / 22
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:220 - (399)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Marinho, Maria Gariela S. M. C
Título:Norte-americanos no Brasil^ipt North-American in Brazil-
Fonte:Campinas; Editores Associados; 2001. 196 p. .
Resumo:Conta a história da família Rockefeller no Brasil, através da Fundação Rockefeller, mostrando que a pressença desses norte-americanos no país se deu de forma seletiva e em conjunto com parcerias que foram sendo construídas localmente em torno das ações filantrópicas da Fundação. Apresenta os marcos gerais em torno da constituição da Fundação Rockefeller, seus objetivos e sua atuação nos diversos campos onde se fez presente. Analisa a USP a partir do contraponto entre os modelos acadêmico-institucionais sob os quais se implantou e consolidou-se. Compõe o perfil e a trajetória acadêmica e institucional de Ernesto de Souza Campos e Zeferino Vaz. Finalmente caracteriza uma teia de relações ou rede de interesses que deram sustentação à articulação entre as duas instituições^ipt.
Descritores:FUNDAÇOES
CIENCIA
EDUCAÇAO MÉDICA
UNIVERSIDADES
BRASIL
 ESTADOS UNIDOS
 SAUDE PUBLICA

  6 / 22
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:218 - (397)
Autor:Lima, Nísia Trindade.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:O Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde: uma história de três dimensões^ipt / Brazil and the Panamerican Organization of Health: a three-dimension history
Fonte:In: Finkelman, Jacobo.Caminhos da saúde pública no Brasil^ipt. Rio de Janeiro, Fiocruz, 2002. p.23-116^bilus, ^bmapas.
Resumo:Apresenta em grandes linhas as características e diferenciações da história da OPAS durante estes cem anos, em sua relação com idéias, propostas de reforma sanitária, ações e políticas de saúde adotadas pelo Brasil. Nem sempre as relações são diretas, mas, como procura demonstrar, o estudo da história da saúde no Brasil pode ser enriquecido ao se considerar a dimensão das relações interamericanas. As principais fontes utilizadas em sua elaboração foram os Boletins da Oficina Sanitária Pan-Americana, outros documentos oficiais e depoimentos de importantes lideranças no desenvolvimento das atividades da organização^ipt.
Descritores:ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE
SAÚDE PÚBLICA
POLÍTICA DE SAÚDE
BRASIL
Localização:OHS/ORH - I-02- 008

  7 / 22
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:217 - (396)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Finkelman, Jacobo
Título:Caminhos da saúde pública no Brasil^ipt Public health in Brazil-
Fonte:Rio de Janeiro; Fiocruz; 2002. 326 p. ^bilus, ^bmapas, ^btab, ^bgraf.
Resumo:Publicado como parte das comemorações do centenário da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, este livro reúne textos de diversas personalidades da saúde pública nacional, relatando a rica história sobre os desafios e as lutas que mudaram os perfis demográficos e epidemiológicos do país no decorrer no século XX^ipt.
Descritores:ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DA SAÚDE
SISTEMAS DE SAÚDE
POLÍTICA DE SAÚDE
Saúde Pública
Brasil

  8 / 22
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:189 - (368)
Autor:Escorel, Sarah; Nascimento, Dilene Raimundo do; Edler, Flavio Coelho.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:As origens da reforma sanitária e do SUS /^ipt / The origins of the sanitary reform and the SUS
Fonte:In: Lima, Nísia Trindade; Gerschman, Silvia; Edler, Flavio Coelho.Saúde e democracia: história e perspectivas do SUS^ipt. Rio de Janeiro, Fiocruz, 2005. p.59-81.
Resumo:Pretende descrever o processo histórico que deu origem ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, analisando o movimento pela Reforma Sanitária. O foco da análise se concentra entre meados da década de 1970, quando, ainda em plena ditadura, se articula a agenda política do movimento, até 1990, momento em que a Lei Orgânica da Saúde (LOS 8.080) consolidou, apesar dos vetos do governo Collor, objetivos, atribuições, diretrizes, princípios, organização, financiamento e planejamento do SUS, em conformidade com o capítulo da Saúde da nova Constituição Brasileira, de 1988^ipt.
Descritores:REFORMA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE/hist
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (BR)/hist
Política de Saúde
 Brasil
 Saúde Pública

  9 / 22
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:188 - (367)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Lima, Nísia Trindade; Gerschman, Silvia; Edler, Flavio Coelho
Título:Saúde e democracia: história e perspectivas do SUS^ipt Health and democracy: history and perspectives of the SUS-
Fonte:Rio de Janeiro; Fiocruz; 2005. 504 p. .
Resumo:Na obra se mesclam conquistas e entraves, reflexões e críticas, todos advindos do pensamento de autores e atores que, mais que conhecer, vivem esta realidade, seja pelas pesquisas que desenvolvem, seja pelas frentes em que atuam. Conhecer a história do SUS, percorrer suas trilhas e mirar seus horizontes é o que este livro propicia. Saúde e Democracia é, portanto, uma referência para todos aqueles que buscam, ao conhecer os rumos da saúde pública do Brasil, apreender mais da própria história para construir o futuro^ipt.
Descritores:REFORMA DOS SERVICOS DE SAUDE/hist
SUS (BR)/hist
SAUDE PÚBLICA/hist
POLITICA DE SAUDE/hist
BRASIL
 DEMOCRACIA

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:186 - (365)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Castro Santos, Luiz Antonio de; Faria, Lina Rodrigues de
Título:A reforma sanitária no Brasil: ecos da Primeira República^ipt Health reform in Brazil: the echoes of the first Republic-
Fonte:Bragança Paulista; EDUSF; 2003. 204 p. ^btab.
Resumo:Procura mostrar de que modo a semente da Reforma Sanitária resultou de um extraordinário movimento de idéias, instituições e ações pioneiras, durante as últimas décadas da chamada Primeira República^ipt.
Descritores:REFORMA DOS SERVICOS DE SAUDE/hist
SAUDE PÚBLICA/hist
SANEAMENTO/hist
BRASIL

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:184 - (363)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Paiva, Carlos Henrique Assunção
Título:A utopia burocrática: um estudo histórico-comparativo das políticas públicas de saúde, Rio de Janeiro e São Paulo (1930/1960)^ipt The bureaucratic utopia: a comparative-historical analysis of public health policies and politics in Rio de Janeiro and São Paulo (Brazil, 1930/1960)-
Fonte:Rio de Janeiro; s.n; 2004. 247 p. .
Tese:Apresentada a Instituto de Medicina Social/UERJ para obtenção do grau de Doutor.
Resumo:Analisa o desenvolvimento e a implantacão das políticas sociais na área de saúde pública comandadas pelo Distrito Federal e pelo estado de São Paulo no período que se segue a Revolucão de 1930 até a década de 1960. Pretende demonstrar (1) que o processo de burocratização e centralização política levado a cabo, sobretudo, pelo estado getulista, principalmente com o Estado Novo, mantém relações estreitas com as dificuldades na implementação das políticas públicas no período; e (2) que esta "mudanca negativa", segundo a literatura, não ocorre somente diante de uma certa desmobilização ideológica do movimento sanitário da República Velha, mas também frente a um gradual conflito nas relações entre aqueles diretamente responsáveis pela elaboração e implementação das políticas públicas e a crescente burocracia estatal. A hipótese é que o período histórico constituído após 1930 assinala uma ampla divergência entre os padrões de comportamento dos homens de ciência e dos homens do estado. Se o período anterior à revolução tem como marca uma certa sintonia entre esses dois segmentos sociais, a burocratização altera rápida e gradualmente o antigo equilíbrio, conquistado ainda no final do século XIX, e promove uma pane nas relações sociais entre o Estado e os agentes sociais ligados à saúde pública. [...] Evita concluir, apressadamente, que o Estado foi o único responsável pelas transformações sociais ocorridas no período, em particular pelo arrefecimento do movimento sanitário da segunda década do século XX [...]. Considera fundamental observar a interação entre um esquema que se pretendia tecnoburocrático e uma realidade cultural, por vezes completamente avessa, onde o patrimonialismo ditava as regras de convivência. É no seio dessa relacão que o movimento sanitário parece passar de prioridade à política secundária [...]. (AU)^ipt.
Descritores:SAUDE PÚBLICA/hist
POLITICA DE SAUDE/hist
BRASIL

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:183 - (362)
Autor:Paiva, Carlos Henrique Assunção.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:A saúde pública em tempos de burocratização: o caso do médico Noel Nutels^ipt / Public health in times of bureaucratization: the case of the physician Noel Nutels
Fonte:Hist. ciênc. saúde;10(3):827-851, set.-dez. 2003. .
Resumo:Discute a trajetória do médico sanitarista Noel Nutels como um estudo de caso. O argumento central é que a história da saúde pública, a partir dos anos 1930, sobretudo durante o longo período getulista, é marcada por um processo de burocratização, cujo principal resultado é uma crescente dificuldade na implementação das políticas públicas. Essa dificuldade indica um gradual conflito nas relações entre aqueles diretamente responsáveis pela elaboração e implementação das políticas públicas e a crescente burocracia estatal. O período histórico posterior a 1930 assinala uma ampla divergência entre os padrões de comportamento dos "homens de ciência" e dos "homens de estado". Se o período anterior à revolução tem como marca uma certa sintonia entre esses dois segmentos sociais, a burocratização altera rápida e gradualmente o antigo equilíbrio, conquistado ainda no final do século XIX, e promove um deslocamento do papel de destaque que até então desfrutavam os agentes e autoridades da saúde pública no interior dos aparelhos do Estado. (AU)^ipt.
Descritores:SAUDE PÚBLICA/hist
POLITICA DE SAUDE/hist
PESSOAS FAMOSAS
BRASIL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702003000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:177 - (356)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Hochman, Gilberto
Título:A era do saneamento: as bases da política de saúde pública no Brasil^ipt The age of sanitation: the grounds of the public health policy in Brazil-v.113
Fonte:São Paulo; Hucitec/Anpocs; 1998. 261 p. .
Resumo:Estuda a formação de políticas públicas e nacionais de saúde, tendo como foco principal as políticas de saneamento rural no Brasil das duas últimas décadas da Primeira República. Mostra a relevância das políticas de saúde e saneamento no incremento substancial da penetração do Estado na sociedade e no território do país. Enquanto estudo sobre a coletivização da proteção à destituição humana, ou sobre a gênese de políticas sociais, indica que esse processo depende da forma pela qual as elites enfrentaram os dilemas e impasses gerados pela interdependência social. (AU)^ipt.
Descritores:SAUDE PÚBLICA/hist
POLITICA DE SAUDE/hist
POLITICA DE SANEAMENTO
SANEAMENTO RURAL
BRASIL
 POLITICA SOCIAL
 SEGURIDADE SOCIAL

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:176 - (355)
Autor:Hamilton, Wanda; Azevedo, Nara.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Um estranho no ninho: memórias de um ex-presidente da Fiocruz^ipt / Over the cuckoo's nest: memories of a former president of Fundação Oswaldo Cruz
Fonte:Hist. ciênc. saúde;8(1):237-264, mar.-jun. 2001. .
Resumo:Entrevista com Vinícius da Fonseca, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de 1975 a 1979, concedida à Casa de Oswaldo Cruz em 1995. Aborda a gestação da política de ciência e tecnologia no Brasil, na década de 1970, notadamente no governo Ernesto Geisel (1979-1985); sua nomeação para a Presidência da Fiocruz, com a orientação de reformular a instituição de modo a inseri-la no recém-criado Sistema Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (SNDCT). Reporta os principais problemas e realizações de sua gestão, dos quais destaca a reestruturação da área de pesquisa biomédica e a criação de uma infra-estrutura de produção de vacinas capaz de atender às necessidades dos programas de imunização do Ministério da Saúde, além de contribuir para o projeto a longo prazo de auto-suficiência em imunobiológicos do país^ipt.
Descritores:ADMINISTRADORES DE INSTITUICOES DE SAUDE/hist
ORGAOS GOVERNAMENTAIS/hist
SAUDE PÚBLICA/hist
DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO
VACINAS/provis
BRASIL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v8n1/a11v08n1.pdf

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:170 - (349)
Autor:Castro Santos, Luiz Antonio de.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:O pensamento sanitarista na Primeira República: uma ideologia de construção da nacionalidade^ipt.
Fonte:Dados rev. ciênc. sociais;28(2):193-210, 1985. .
Resumo:Discute a articulação das idéias sanitaristas (1910-1930) com o pensamento social brasileiro do mesmo período. Os propagadores do movimento sanitarista trabalharam no sentido de promover campanhas, de fervor quase missionário, contra a endemia no interior. Ao mesmo tempo, uma corrente familiar ao imaginário social nacional encontrou a própria base da nacionalidade no interior do Brasil. Esses dois sistemas de idéias contribuíram para a formação de um movimento reformista no Congresso Nacional e também para a formulação de uma política de saúde pública por parte do aparelho estatal durante a Primeira República. Investiga as bases institucional, política e social do pensamento sanitarista e sugere hipóteses para justificar a deflação política do movimento sanitarista no período subseqüente à Revolução de 1930. (Trad. AU)(AU)^ipt.
Descritores:SAUDE PÚBLICA/hist
POLITICA DE SAUDE/hist
REFORMA DOS SERVICOS DE SAUDE/hist
SANEAMENTO RURAL
BRASIL
Meio Eletrônico:http://www4.prossiga.br/chagas/sobrech/sec/eh-594.PDF
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C01 - 035

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:169 - (348)
Autor:Campos, André Luiz Vieira de.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Combatendo nazistas e mosquitos: militares norte-americanos no Nordeste brasileiro (1941-1945)^ipt / Fighting nazis and mosquitoes: US military men in Northeastern Brazil (1941-1945)
Fonte:Hist. ciênc. saúde;5(3):603-620, nov. 1998-fev. 1999. .
Resumo:Analisa as relações entre malária e guerra, através das políticas de controle da doença executadas nas bases militares norte-americanas estabelecidas no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. O estudo de caso das três mais importantes bases, em Belém, Recife e Natal, mostra como a malária pode transformar-se numa questão de segurança político-militar. O caso de Natal permite-nos avaliar os preconceitos, desconfianças políticas e tensões nacionalistas entre brasileiros e norte-americanos.(AU)^ipt.
Descritores:SAUDE PÚBLICA/hist
GUERRA/hist
MALARIA/prev
BRASIL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59701999000100004&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:168 - (347)
Autor:Birman, Joel.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:A Physis da saúde coletiva^ipt.
Fonte:Physis (Rio J.);15(supl. 0):11-16, 2005. .
Resumo:Defende e argumenta que os conceitos de saúde pública e saúde coletiva são campos não homogêneos, por se referirem a diferentes modalidades de discursos, com fundamentos epistemológicos diversos e origens históricas particulares. Examina a emergência do campo da saúde pública em fins do séc. XVIII, marco do investimento político da medicina por parte dos Estados, na reconstrução das estruturas urbanas. Analisa o contexto histórico em que surge a concepção de saúde coletiva e seus fundamentos teóricos, marcados pela crítica ao projeto médico-naturalista da saúde pública e pela multidisciplinaridade, admitindo diversidade de objetos e abordagens em torno do tema saúde. Apresenta o número inaugural da revista "Physis", que encampa os pressupostos da saúde coletiva(AU)^ipt.
Descritores:SAUDE PÚBLICA/hist
MEDICINA SOCIAL
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312005000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt#N1
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C04 - 015

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:165 - (344)
Autor:Infante, Rodrigo.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Historia de la salud pública en Venezuela: evolución de la política de salud en Venezuela (1911-1991)^ies.
Fonte:Cuadernos de la Escuela de Salud Pública;(57):7-16, dic. 1991. ^btab.
Resumo:Como resultaria demasiado extenso hablar de la historia de la Salud Pública de Venezuela desde 1830, cuando se inicia la República, hasta el presente, me limitaré al lapso que se inicia em 1911 con la creación por Decreto Ejecutivo de la Oficina de Sanidad Mental, con el objeto de poner en manos del Ejecutivo Nacional, el gobierno de los servicios de salud hasta ese momento dispersos tanto en manos privadas como en las tres ramas del Poder Público. [...] De una manera resumida trataré lo referente al período 1911-1958, para extenderme un poco más en el que va desde 1959 hasta 1991. Y pondré el énfasis en la poltítica de salud del Estado, ya que ella marca y hasta cierto punto determina el curso de la historia sanitario-social del país. (AU)^ies.
Descritores:SAUDE PÚBLICA/hist
POLITICA DE SAUDE/hist
VENEZUELA
Localização:OHS/ORH - C-04- 009

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:161 - (340)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Teixeira, Carmen Fontes de Souza
Título:Educação e saúde: contribuição ao estudo da formação dos agentes das práticas de saúde no Brasil^ipt ..-
Fonte:Salvador; s.n; 1982. 123 p. .
Tese:Apresentada a Universidade Federal da Bahia para obtenção do grau de Mestre em Saúde Comunitária.
Resumo:Sistematiza um quadro referencial teórico a partir da revisão de autores que tratam da questão Educação e Saúde de uma perspectiva histórico-estrutural. Estuda o desenvolvimento histórico das formas de preparação de pessoal da saúde no Brasil em três momentos - da Colônia à República Velha, de 1930 a 1964 e de 1964 aos dias atuais - buscando relacioná-las com o contexto político-social, especificamente quanto às determinações oriundas das formas de organização das práticas médico-sanitárias. Como parte da análise dos anos recentes, inclui discussão sobre o PPREPS [Programa de Preparação Estratégica de Pessoal de Saúde] e seu impacto na Secretaria de Saúde/Fundação de Saúde do Estado da Bahia, especificamente quanto ao papel desempenhado por referência ao fortalecimento do CETRE/CENDRHU (Centro de Treinamento/Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos), considerado no estudo como exemplo de um "núcleo ideológico modernizante". Apresenta considerações sobre as linhas fundamentais da política de formação dos agentes das práticas de saúde, confrontando-as com os possíveis desdobramentos da conjuntura atual. (AU)^ien.
Descritores:PESSOAL DE SAUDE/hist
PESSOAL DE SAUDE/educ
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Recursos Humanos em Saúde
BRASIL
 SAUDE PÚBLICA/hist
Localização:OHS/ORH - D-01 - 002

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:159 - (338)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Barrancos, Dora; Mendes, Eugênio Vilaça
Título:Memoria de planificadores: otra historia de la planificación de salud en América Latina^ies ..-
Fonte:Washington; Organización Panamericana de la Salud; abr. 1992. 77 p. . (Informes Técnicos, 9).
 (Informes Técnicos, 9).
Resumo:Las narrativas aquí reunidas se refieren a experiencias en el campo de la planificación sanitaria provenientes de profesionales, la gran mayoría médicos, que alcanzaron notoriedad en su desempeño. [...] Nos enfrentamos a fundadores de un oficio que consiguió ampliar la división técnica en las tareas sanitarias. Con escasas diferencias ellos corresponden a una misma generación, ya que nacieron en algún momento de la década de 1920, y alcanzaron su madurez en los años 40 [...]. Los "trabajos de la memoria" aquí reunidos pertenecen a Mario Testa, médico de origen argentino; a Hernán Durán, médico de nacionalidad chilena; a David Tejada, médico nacido en Perú; a Eduardo Sarué, médico argentino al igual que Juan José Barrenechea, y a Raúl Vargas, matemático de origen peruano.(AU) [DP]^ies.
Descritores:PLANEJAMENTO EM SAUDE/hist
METODO CENDES-OPAS
SAUDE PÚBLICA/hist
AMERICA LATINA
Meio Eletrônico:http://www.paho.org/Spanish/HDP/HDD/IT9.PDF
Localização:OHS/ORH - F-01 - 477



página 1 de 2
ir para página        

Esta interface de busca dá acesso a uma base de dados reunindo as referências completas das fontes primárias utilizada no processo de pesquisa. Em vários casos é possível o acesso ao texto completo do documento. Em sua maior parte, além dos campos clássicos de descrição documental, as referências contém também Notas Críticas que agregam informações sobre o potencial informativo da fonte e o contexto histórico da sua produção.

Base de dados  OHS-PrimRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3